Importância da Avaliação Psicossocial

categoria
Categoria 1

28.05.2021

O que é Avaliação Psicossocial?

É uma análise clínica pessoal e ocupacional feita em um profissional que já atua ou ainda irá trabalhar em funções que envolvem riscos, podendo levar o indivíduo a condições extremas e comprometer suas respostas cognitivas, emocionais e comportamentais.

Por quê a sua empresa precisa da Avaliação Psicossocial?

Primeiro, para atender às Normas Regulamentadoras (NRs), do  Ministério do Trabalho e Emprego, que exigem que as empresas que possuam ambientes adversos de trabalho submetam seus funcionários à avaliação psicossocial para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Isso porque os riscos inerentes ao trabalho em alguns ambientes podem colocar os funcionários em condições extremas, comprometendo as respostas cognitivas, comportamentais e emocionais. Assim, a Avaliação Psicossocial tem como objetivo analisar aspectos que compõem o perfil do indivíduo e buscar informações do trabalhador em diversos contextos, identificando os riscos que podem surgir.

Conheça algumas das NRs que exigem a Avaliação Psicossocial:

NR-35 – Trabalho em altura
Os funcionários que atuam em atividades em altura superior a dois metros, devem passar pela avaliação, segundo a NR-35. Isso vale para trabalhos em plataformas, escadas ou andaimes a fim de prevenir riscos de queda.

NR-33 – Trabalho em áreas confinadas
O espaço confinado é qualquer área com meios limitados de entrada e saída e ventilação insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Por não ser projetada para ocupação humana contínua é sempre importante a realização da Avaliação Psicossocial e exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda.

NR-20 – Trabalho com inflamáveis e combustíveis
A NR-20 estabelece os fatores de risco de acidentes em atividades de extração, produção, armazenamento transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Trabalhar em áreas com inflamáveis e combustíveis e risco de vazamentos e explosões é um fator significativo de estresse que precisa de Avaliação Psicossocial detalhada.

Entre outras funções de riscos como motoristas por exemplo.

A Avaliação poderá ser feita por qual profissional?

Na avaliação clínica do trabalhador, o exame mental, parte integrante da consulta médica, pode ser realizado pelo Médico do Trabalho/Médico Examinador que, constatando alterações mentais, deverá encaminhar o trabalhador para consulta especializada com Psiquiatra.

Nossas Redes