Treinamentos

O treinamento de segurança além de ser obrigatório, é essencial para capacitar pessoas para reconhecer, avaliar e controlar os riscos presentes em seu ambiente de trabalho. Confira a seguir por que é essencial aplicar os treinamentos de segurança, além do objetivo de evitar acidentes.
Atualmente existem alguns treinamentos de segurança do trabalho que são obrigatórios e exigidos pelo Ministério do Trabalho, como por exemplo, os treinamentos das NR’s ou mais conhecidas como Normas Regulamentadoras.
Mas como sempre lembramos aqui, os treinamentos de segurança do trabalho não devem ser realizados somente para satisfazer as exigências trabalhistas e sim, seguir o objetivo de promover e aplicar as medidas de prevenção nas atividades e nos ambientes de trabalho.
Com os treinamentos de segurança do trabalho o trabalhador estará capacitado para identificar, analisar e entender as medidas de controle dos riscos presentes em seu ambiente.
É claro que ele sozinho não irá decidir sozinho qual medida de controle tomar, porém, temos sempre que lembrar que o trabalhador é a pessoa que mais entende de como a atividade é realizada, já que desenvolvem ela diariamente.
Por isso, o trabalhador capacitado, além de se prevenir os acidentes, poderá auxiliar o supervisor ou responsável da área a analisar sua tarefa e escolher a melhor maneira de evitar/controlar ou até eliminar os riscos apresentados.